A memória e o legado dos tribunais e personalidades que fizeram a história do Poder Judiciário do Brasil, desde os dias de colônia até a atualidade, são celebrados no dia 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário. Para comemorar a data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) organizou o I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, que foi transmitido no dia 18 de maio pelo canal do CNJ no YouTube.
O objetivo do evento era incentivar os debates sobre a gestão da memória dos tribunais, além de promover a troca de experiências de profissionais de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia.
Foram realizadas quatro palestras, que abordaram a história da Casa de Suplicação do Brasil, com o professor Arno Weheling; o futuro dos museus judiciários, com o professor Mário de Souza Chagas; a preservação de páginas da web e mídias sociais em cadeia de custódia, com o professor Daniel Flores; e os acervos digitais e a memória institucional, com o professor Aquiles Alencar Brawner.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luiz Fux, participou da abertura do evento, ao lado dos presidentes dos demais tribunais superiores.