A Revista MEMOJUS, periódico de recurso contínuo online publicado pela Rede MEMOJUS Brasil, ISSN nº 3085-8895, tem o escopo de fomentar a produção intelectual, pesquisa, estudo e reflexão sobre as áreas de conhecimento concernentes à área da Memória e de seus espaços (arquivos, bibliotecas, centros culturais, centros de memória, memoriais e museus).
Para submissão de artigos e publicação na Revista MEMOJUS, serão observadas as seguintes normas em complementação ao Projeto Editorial publicado.
1 DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 A Revista aceita artigos científicos, de revisão e resenhas de obras publicadas atinentes a seus objetivos, de modo a garantir abordagem ampla das questões mais relevantes para o avanço do debate sobre Memória e sistema de justiça.
1.2 O(a) autor(a) poderá submeter o artigo à Revista MEMOJUS a qualquer momento, por meio do endereço eletrônico revistamemojus@gmail.com, com o título “Submissão de artigo”.
1.3 O(A) autor(a) poderá ser graduado(a), especialista, mestrando(a), mestre(a), doutorando(a), doutor(a) ou pós-doutor(a).
1.4 O(autor) pode ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a).
1.5 A coautoria é admitida, limitada ao número de três autores(as), desde que pelo menos um(a) deles(as) cumpra o requisito do item 1.3.
1.6 Os artigos devem contemplar temas relacionados a pelo menos uma das seguintes áreas: Direitos Culturais e do Patrimônio Cultural, Direitos Humanos e Agenda 2030, Gestão da Memória e Inovação, História da Justiça, Patrimônio Cultural Arquitetônico, Patrimônio Cultural Arquivístico, Patrimônio Cultural Bibliográfico, Patrimônio Cultural Museológico.
1.7 Os artigos deverão discorrer sobre temas com impacto científico ou institucional relevantes nas áreas relacionadas no item 1.6.
2 PROCESSO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS
2.1 Para ingresso no processo de seleção dos artigos, o(a) autor(a) deverá preencher formulários com indicação de sua formação acadêmica, o endereço do currículo lattes e, caso existente, o número do ORCID.
2.2 O trabalho deverá ser escrito em língua portuguesa com observância da norma culta e com as diretrizes para redação de textos acadêmicos, quais sejam: vocabulário técnico, clareza, precisão e impessoalidade.
2.3 A identificação do(a) autor(a) não poderá constar do conteúdo da produção científica encaminhada à avaliação da Revista para que seja resguardada a isonomia do processo seletivo de artigos.
2.4 O artigo submetido deverá ser inédito e original, assim entendido aquele não publicado em qualquer outro meio de divulgação, físico ou digital.
2.5 Os(as) autores(as) do texto devem ser os(as) mesmos(as) da submissão à Revista.
2.6 O artigo que contenha plágio ou autoplágio será rejeitado, de modo que citação literal, paráfrase ou resumo deverão vir obrigatoriamente acompanhados da referência à publicação original.
2.7 Por autoplágio, entende-se a inserção no artigo de partes substanciais de outros trabalhos do(a) autor(a) publicados anteriormente em qualquer meio de divulgação, físico ou digital.
2.8 A citação de trabalho do(a) próprio(a) autor(a), desde que obedecidas as regras da ABNT, não constitui autoplágio.
2.9 Não serão aceitas inscrições de monografias, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
3 REDAÇÃO DOS ARTIGOS
3.1 O artigo deverá ser apresentado em arquivo eletrônico, formatado conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em Word, folha tamanho A4, com, no mínimo, 10 e, no máximo, 25 laudas, na seguinte configuração:
3.2 Título em português e em inglês, com, no máximo, 15 palavras em maiúsculas e em negrito;
3.3 Resumo em português e em inglês (abstract) com, no mínimo, 100 e, no máximo, 250 palavras, em espaço simples, cujo conteúdo apresente campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusão;
3.4 Palavras-chave: até 5 (cinco) termos em português e em inglês (keywords), separados e finalizados por ponto;
3.5 Corpo do texto: configuração de página para papel A4, com margens esquerda e superior de 3,0 cm, e direita e inferior de 2,0 cm, alinhamento justificado, recuo de 1,5 cm na primeira linha de cada parágrafo;
3.6 Parágrafos: fonte Times New Roman, letra tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5 cm e sem espaço entre os parágrafos;
3.7 As citações no corpo do texto devem ser feitas por sobrenome do autor, seguido da data da publicação e, no caso da citação direta, da página da publicação (sistema autor-data); quando se tratar de até três autores, todos devem ser citados; no caso de quatro ou mais autores, convém indicar todos, permitindo-se, porém, indicar apenas o primeiro autor seguido da expressão "et al.";
3.8 As referências completas devem ser apresentadas apenas ao final do texto, em ordem alfabética, segundo os padrões da ABNT (NBR-6023:2018);
3.9 As citações diretas devem conter o número da página e ser inseridas no artigo na forma abaixo:
3.10 Se possuírem mais de três linhas, devem ser apresentadas em parágrafo independente, com recuo de 4 cm, fonte no tamanho 10, espaçamento simples e sem aspas;
3.11 Se possuírem até três linhas, devem ser apresentadas no corpo do texto do artigo, entre aspas, com fonte no tamanho 12 e espaçamento 1,5 cm;
3.12 As palavras destacadas ou evidenciadas no texto do artigo deverão ser grafadas em negrito, salvo se pertencerem a idioma estrangeiro, quando então deverão ser grafadas em itálico;
3.13 Se houver palavras destacadas ou evidenciadas, com qualquer recurso gráfico, nas citações diretas, deve-se indicar esse fato com as expressões “grifo nosso”, no caso de o referido recurso ter sido inserido pelo autor, ou “grifo no original”, se já constar na obra de onde provém o excerto.
3.14 Serão aceitas apenas notas explicativas, que devem ocorrer no menor número possível, se indicadas em números arábicos sequenciais, imediatamente após a frase a que digam respeito, e apresentadas após o texto, antes das referências bibliográficas.
4 AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS
4.1 AVALIAÇÃO PRELIMINAR
4.1.1 O trabalho apresentado em desconformidade com a norma culta da língua portuguesa, com as diretrizes para redação de textos acadêmicos e com as normas da ABNT será rejeitado.
4.1.2 Em caso de desconformidades mínimas com as normas da ABNT, o(a) autor(a) do trabalho será contatado(a) para correção no prazo de cinco dias corridos, sob pena de rejeição.
4.1.3 O artigo em conformidade com o previsto nos itens acima será encaminhado aos(às) pareceristas para avaliação técnica.
4.2 AVALIAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
4.2.1 Os artigos aprovados na avaliação preliminar serão enviados para a avaliação técnico-científica, que deverá ser concluída no prazo de 01 (um) mês contado do encaminhamento do trabalho aos(às) pareceristas.
4.2.2 Cada artigo será distribuído a dois(duas) pareceristas e os nomes do(a) autor(a) e dos(as) avaliador(as) serão mantidos em sigilo, para garantir a isonomia do processo de avaliação.
4.2.3 Em 15 (quinze) dias corridos do encaminhamento do artigo, o(a) parecerista apresentará manifestação em formulário próprio, indicando-o, ou não, à publicação, e poderá recomendar ao(à) autor(a) que realize ajustes no trabalho antes da emissão do parecer definitivo.
4.2.4 Os ajustes deverão ser efetuados pelos(as) autores(as) no prazo de 5 (cinco) dias corridos a partir da ciência sobre a avaliação.
4.2.5 Se não houver manifestação do(a) autor(a) no prazo estipulado no subitem anterior, o trabalho será rejeitado.
4.2.6 O(a) autor(a) será comunicado(a) da recomendação para publicação do artigo ou da recusa em publicá-lo.
4.2.7 Os trabalhos aprovados pelo(a) parecerista poderão ser publicados na edição em curso ou na seguinte.
5 DISPOSIÇÕES FINAIS
5.1 A submissão dos trabalhos à Revista MEMOJUS implica a anuência incondicional aos termos deste Edital e a cessão total, irrevogável e gratuita dos direitos autorais.
5.2 Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outro tipo de remuneração pelos artigos publicados na Revista.
5.3 Será permitida a reprodução dos trabalhos publicados na Revista em qualquer meio, desde que citada a fonte.
5.4 Na submissão do artigo, o(a) autor(a) deverá concordar com o termo de autorização para publicação, em que constarão a cessão de direitos autorais e a declaração de originalidade e ineditismo.
5.5 O(a) autor(a) será inteiramente responsável por citações, referências, titularidade e originalidade dos trabalhos e opiniões manifestadas nos artigos.
5.6 O Conselho Editorial da Revista MEMOJUS não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).
5.7 O Conselho Editorial poderá ser contatado por meio do endereço eletrônico revistamemojus@gmail.com.